Fatores como hábitos alimentares cada vez mais errados e estilo de vida cada vez mais sedentário, tem feito com que mais crianças enfrentem problemas com a obesidade infantil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, No Brasil, a situação está cada vez mais alarmante: 33,5% das crianças de 5 a 9 anos têm excesso de peso e entre os adolescentes (entre 12 e 17 anos) 33,5% têm sobrepeso e 8,4% estão obesos.
Primeiramente, é preciso entender que a obesidade é uma doença e deve ser encarada como tal e não somente como um problema estético, podendo acarretar em diversas outras doenças como doenças cardiovasculares, renais, gastrointestinais, além de ser grande influenciadora em distúrbios psicológicos e distúrbios alimentares.
Assim, ao encararmos o fato como uma doença, podemos desconstruir pensamentos preconceituosos, que sempre culpam o jovem, atribuindo a obesidade somente ao fato de comer demais.
Leia este artigo da Globo: Obesidade Infantil e o Uso de Refrigerantes
Dessa forma, veja quais os reais principais fatores que podem contribuir com a obesidade infantil:
- Ingestão de alimentos gordurosos: não é só uma questão de quantidade, mas a qualidade dos alimentos ingeridos. Excessos de fast-food e outros alimentos gordurosos contribuem diretamente com a obesidade.
- Falta de atividades: os jovens estão cada vez mais sedentários e cada vez mais presos aos computadores e celulares;
- Ansiedade: principalmente nos adolescentes, já que esta é um fase de mudança que gera muita ansiedade, podendo fazer com que o jovem desconte essa insatisfação na comida.
- Fatores hormonais: deve-se sempre procurar um médico, pois há diversos fatores hormonais que podem influenciar no peso.
Outro fator, tão importante quanto os anteriores, é a questão da estrutura familiar, no qual mesmo na área alimentar há uma herança de hábitos errados que tendem a se repetir.
Além da costumeira correria do dia-a-dia, que faz com que a questão das regras e horários à mesa, seja cada vez mais sejam esquecidos.
Espero que esse artigo possa solucionar suas dúvidas!
Bjus da Anneli!